arrow down voltar

Pescadores artesanais de Bananeiras garantem dragagem do rio e avançam em novas pautas com o poder público

Com início previsto em até três semanas, dragagem será executada pelo programa estadual Limpa Rio. Propostas como poda da mata ciliar, deck e estrutura de apoio seguem em andamento.

Por Araruama - Rede Observação
30/07/25 21h01 - 9 dias
Quatro pescadores artesanais do bairro Bananeiras, em Araruama, na Região dos Lagos do Rio, participaram de uma reunião nesta terça-feira (29) com o secretário de Meio Ambiente, Carlos Russo, e a superintendente Ana Paula Rodrigues. Eles foram acompanhados pelo articulador Ihago Alves, pelas educadoras ambientais Carla Medeiros e Natália Santos, e pela supervisora Sulamita Rangel, do PEA Rede Observação.

A principal conquista foi a confirmação da dragagem da foz do rio salgado, com início previsto para as próximas semanas. A ação será realizada pelo projeto estadual Limpa Rio, após solicitação encaminhada ao Instituto Estadual do Meio Ambiente (Inea) pela secretaria de Meio Ambiente do município, com base no ofício enviado previamente e entregue pelos pescadores de bananeiras. Também foi confirmada a poda da mata ciliar, que será oficializada por meio de novo ofício. Segundo o secretário, a execução pode levar algum tempo, mas está garantida. 

Além das ações de curto prazo, foram discutidas propostas de médio e longo prazo, como a construção de um deck e uma estrutura de apoio ao grupo. A atual gestão da prefeitura de Araruama tem se mostrado aberta ao diálogo com os pescadores, que saíram da reunião satisfeitos com o avanço das demandas.

Reunião foi realizada na Secretaria Municipal de Meio Ambiente / Foto: Arquivo pessoal

Os pescadores artesanais são um dos grupos prioritários do PEA Rede Observação. 
Com a metodologia da educação ambiental, o PEA Rede Observação é uma medida de mitigação 
exigida pelo licenciamento ambiental federal conduzida pelo IBAMA. 

A realização do PEA Rede Observação é uma medida de mitigação exigida pelo Licenciamento Ambiental Federal, conduzido pelo IBAMA.

2023 PEA Rede Observação