arrow down voltar

Em ofício, pescadores artesanais de Bananeiras, em Araruama, solicitam reunião sobre porto e assoreamento do rio

Grupo reivindica às secretarias de Meio Ambiente e de Obras e Urbanismo melhorias na estrutura do porto e dragagem do rio salgado para manutenção da atividade pesqueira.

Por Araruama - Rede Observação
18/07/25 18h44 - 12 dias
Os pescadores artesanais de Bananeiras, em Araruama, na Região dos Lagos do Rio, enviaram recentemente um ofício às secretarias de Meio Ambiente e de Obras e Urbanismo solicitando uma reunião para o dia 29 de julho. O objetivo é conversar sobre a manutenção do espaço de trabalho e o assoreamento do Rio Salgado,  que vem dificultando a circulação de embarcações no local, e aumentado o risco de enchentes  devido à grande quantidade de lama. 

O desenvolvimento econômico do município não acompanha as necessidades dos trabalhadores da pesca, especialmente daqueles que atuam há mais de 20 anos no porto do bairro Bananeiras. Não é preciso muito para perceber a realidade do grupo que, há anos, garante o sustento de suas famílias por meio da pesca artesanal. 

A secretaria de Meio Ambiente confirmou a reunião, que será realizada na sede da pasta, no Centro de Araruama. Já a Secretaria de Obras e Urbanismo, até a publicação desta matéria, não havia retornado sobre a participação no encontro. 

Condições atuais do espaço de trabalho e equipamentos dos pescadores artesanais de Bananeiras. / Fotos: Ihago Alves



Os pescadores artesanais são um dos grupos prioritários do PEA Rede Observação. 
Com a metodologia da educação ambiental, o PEA Rede Observação é uma medida de mitigação 
exigida pelo licenciamento ambiental federal conduzida pelo IBAMA. 

A realização do PEA Rede Observação é uma medida de mitigação exigida pelo Licenciamento Ambiental Federal, conduzido pelo IBAMA.

2023 PEA Rede Observação