arrow down voltar

PDS Osvaldo de Oliveira recebe Selo da Agricultura Familiar no lançamento do Plano Safra em Campos

Marcela dos Santos representou o PDS no evento realizado em Campos dos Goytacazes. Reconhecimento reforça a atuação do assentamento na produção de alimentos.

Por Macaé - Rede Observação
28/07/25 17h16 - 15 dias
A Associação do Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) Osvaldo de Oliveira, localizada em Macaé, recebeu o Selo Nacional da Agricultura Familiar durante o lançamento do Plano Safra 25/26, realizado no dia 25 de julho, na Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), em Campos dos Goytacazes. Para receber o selo, Marcela dos Santos foi a representante da associação no evento.  Os alimentos registrados foram o feijão karukango e a abóbora. No cadastro, constam o nome e a foto dos produtos, além da seleção do selo desejado, que segue para aprovação.

O Plano Safra, criado em 2003, é uma política pública do governo federal que facilita recursos para o investimento e custeio de produções agrícolas, priorizando os pequenos e médios produtores rurais. O programa é lançado anualmente, com vigência de julho do ano corrente a junho do ano seguinte.

Em 2024, o PDS Osvaldo de Oliveira produziu 9 toneladas de alimentos destinados à alimentação escolar da rede municipal de Macaé. A ação, realizada por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), atendeu 110 unidades escolares e beneficiou aproximadamente 39.866 estudantes, envolvendo 40 famílias agricultoras organizadas em cinco grupos de produção. Em dezembro do mesmo ano, o coletivo de agricultoras familiares Mulheres do Carukango, do PDS, recebeu o diploma Paul Singer de economia solidária pelas mãos da deputada estadual Marina do MST, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). O diploma reconhece as iniciativas de atividade econômica e serviços baseados na gestão democrática e cooperativa de comercialização. 


Foto: Arquivo pessoal



SELO NACIONAL DA AGRICULTURA FAMILIAR


O Selo Nacional da Agricultura Familiar (SENAF) identifica os produtos da agricultura familiar no Brasil. Todos os agricultores familiares, com inscrição no Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) podem solicitá-lo gratuitamente. A solicitação e a renovação do selo são feitas por meio da plataforma digital Sistema Vitrine da Agricultura Familiar, que aproxima a agricultura familiar do mercado consumidor, promovendo a rastreabilidade de origem. Na Vitrine, todos os produtos têm um número de série, o que permite uma busca rápida no site com informações como embalagem, valor nutricional e contatos do produtor. Atualmente, existem sete tipos de selos para diferentes perfis de produtores da agricultura familiar: SENAF Agricultura Familiar, SENAF Mulher, SENAF Juventude, SENAF Sociobiodiversidade, SENAF Empresas, Quilombolos do Brasil e Indígenas do Brasil.

O PEA Rede Observação parabeniza o PDS Osvaldo de Oliveira por mais essa conquista!




Os agricultores familiares assentados no PDS Osvaldo de Oliveira são um dos grupos prioritários do PEA Rede Observação. 
Com a metodologia da educação ambiental, o PEA Rede Observação é uma medida de mitigação 
exigida pelo licenciamento ambiental federal conduzida pelo IBAMA. 

A realização do PEA Rede Observação é uma medida de mitigação exigida pelo Licenciamento Ambiental Federal, conduzido pelo IBAMA.

2023 PEA Rede Observação