arrow down voltar

Feira dos Municípios dá visibilidade ao trabalho das marisqueiras de Itapemirim

Grupo acompanhado pelo PEA Rede Observação teve seu cotidiano exibido em vídeo oficial durante os quatro dias do evento.

Por Itapemirim - Rede Observação
10/07/25 17h45 - aproximadamente 19 horas
O município de Itapemirim, no sul do Espírito Santo, tem como principais atividades econômicas a pesca, o turismo, a cana-de-açúcar, a produção de leite e a agricultura familiar. A cadeia produtiva da pesca, seja industrial ou artesanal, se destaca no município e vem sendo acompanhada pelo Projeto de Educação Ambiental (PEA) Rede Observação. Entre os dias 3 e 6 de julho, o grupo de marisqueiras da região teve visibilidade durante a Feira dos Municípios 2025, realizada no Pavilhão de Carapina, na Serra, com participação dos 78 municípios capixabas e cerca de 80 mil visitantes.

O grupo foi convidado pela Secretaria Municipal de Pesca para representar o município. Embora a programação do evento já estivesse definida, impossibilitando a organização de uma participação com estande próprio, o grupo teve destaque ao longo dos quatro dias da feira. Durante o evento, foi exibido um vídeo institucional sobre o trabalho das marisqueiras de Itapemirim, com entrevistas e imagens registradas no município. O conteúdo foi apresentado em uma televisão de 65 polegadas. 
 
“O secretário nos convidou para participar pela primeira vez da Feira dos Municípios. A experiência da conversa foi incrível, e mostramos [no vídeo institucional] o dia a dia e a dificuldade da marisqueira”, diz Tatiany Delfino Soares Bernucci, filha de marisqueiras.

“Sou marisqueira há três anos, moradora da Gamboa, e recebi o convite para participar da feira. Fiquei muito alegre por estar representando, junto com as outras colegas, todas as marisqueiras de Itapemirim.”, conta Viviani Soares, também participante do PEA Rede Observação.

Entrada da Feira dos Municípios, no Pavilhão de Carapina, na Serra. / Foto: Mateus Fonseca/GovernoES

Recentemente, as marisqueiras participaram da programação da 1ª Expo Pesca de Itapemirim, realizada no terminal pesqueiro de Itaipava. Convidadas pelo Assessor Especial  da Casa Civil do Espírito Santo, Wladimir Borges, elas apresentaram cenas construídas com base na metodologia do Teatro do Oprimido (TO), abordando o cotidiano e os desafios enfrentados pelas mulheres que vivem da pesca do marisco na região. Veja a matéria. 


FEIRA DOS MUNICÍPIOS


A Feira dos Municípios é uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, realizada em parceria com as secretarias de Estado do Turismo (Setur) e da Cultura (Secult), Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), Espírito Santo Convention & Visitors Bureau, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes). O objetivo é fortalecer a integração entre os municípios e divulgar as potencialidades turísticas, culturais e econômicas do Espírito Santo.



As Marisqueiras de Itapemirim são um dos grupos prioritários do PEA Rede Observação. 
Com a metodologia da educação ambiental, o PEA Rede Observação é uma medida de mitigação 
exigida pelo licenciamento ambiental federal conduzida pelo IBAMA. 

A realização do PEA Rede Observação é uma medida de mitigação exigida pelo Licenciamento Ambiental Federal, conduzido pelo IBAMA.

2023 PEA Rede Observação