arrow down voltar

“Muitos não sabiam da dificuldade do escoamento", diz marisqueira sobre cena de Teatro do Oprimido na Expo Pesca

Grupo leva cenas sobre a realidade das marisqueiras do litoral sul capixaba ao público do terminal pesqueiro de Itaipava.

Por Itapemirim - Rede Observação
01/07/25 19h18 - 3 dias
As Marisqueiras de Itapemirim, no sul do Espírito Santo, participaram no sábado (28) da programação da 1ª Expo Pesca, realizada no terminal pesqueiro de Itaipava. Convidadas pelo Assessor Especial  da Casa Civil do Espírito Santo, Wladimir Borges, elas apresentaram cenas construídas com base na metodologia do Teatro do Oprimido (TO), abordando o cotidiano e os desafios enfrentados pelas mulheres que vivem da pesca do marisco na região.

“Foi de extrema importância porque muitos não sabiam da dificuldade do escoamento e da venda do produto, então ficou esclarecido as dificuldades que estamos enfrentando”, afirma a marisqueira  Rosiani Neves de Abreu. A articuladora local, Rana Grigório, destacou uma cena que chamou a atenção do público: “a fiscalização sempre impedindo o trabalho delas [marisqueiras] e a venda”, disse. Essa mesma cena foi apresentada em Vila Velha na colônia Z-2, no IFES de Piúma e nos eventos do projeto, em Arraial do Cabo, devolutivas e no Fórum anual.

Apresentação das Marisqueiras de Itapemirim, que fazem parte do PEA Rede Observação, durante a 1º Expo Pesca / Foto: Articuladora Local, Rana Grigório.


A participação integra as ações de visibilidade das marisqueiras, que também receberam o convite para atuarem em um estande durante os três dias de evento e contribuíram no preparo e distribuição da moqueca de sururu para aproximadamente 100 pessoas. Além disso, participaram da Roda de Conversa contra a violência doméstica e valorização do trabalho das mulheres, com a secretária estadual das mulheres Jacqueline Moraes. 

Além da apresentação de TO, as marisqueiras participaram de uma roda de conversa contra a violência doméstica e valorização do trabalho das mulheres, ganharam um estande e prepararam moqueca de sururu para comercialização. / Fotos: Arquivo Marisqueiras de Itapemirim.


As Marisqueiras de Itapemirim são um dos grupos prioritários do PEA Rede Observação. 
Com a metodologia da educação ambiental, 
o PEA Rede Observação é uma medida de mitigação exigida pelo 
licenciamento ambiental federal conduzida pelo IBAMA. 


A realização do PEA Rede Observação é uma medida de mitigação exigida pelo Licenciamento Ambiental Federal, conduzido pelo IBAMA.

2023 PEA Rede Observação