No mês de Agosto, o Observatório Araruama está acompanhando o monitoramento da laguna de Araruama com os pescadores artesanais da Pontinha e a Águas de Juturnaíba, empresa responsável pelo saneamento básico da cidade. O objetivo é investigar a reprodução, em grande escala, de algas que prejudicam a classe local.
Esta ação é resultado do cine debate realizado pelo projeto, que aconteceu em Junho, onde os pescadores artesanais relataram o aumento de algas na laguna. Como encaminhamento, fizemos contato com a Águas de Juturnaíba e estamos realizando um monitoramento nas áreas mais afetadas.
Os pescadores da Pontinha indicam que estas áreas estão situadas na região do Clube Náutico Araruama, na Pontinha, até o final da laguna, na Ponte dos Leites. O material organico, que causa a perda de equipamentos, porque gruda nas redes de pesca, e o mau cheiro devido à decomposição que se acumula na orla da praia são alguns dos problemas relatados.
Durante o acompanhamento, os pescadores relataram o dinamismo, possíveis causas, clima e a dinamica da laguna e das algas.