O PEA Rede Observação realizou, entre os dias 24 a 27 de abril, Reuniões Devolutivas para falar sobre o processo educativo desenvolvido ao longo de 2022, além dos avanços e conquistas de cada grupo, levando em conta os conflitos territoriais, condições dignas de trabalho e acessibilidade às políticas públicas. Os encontros ocorreram com os grupos das comunidades de marisqueiras, pescadores, agricultores familiares e quilombolas que integram as reuniões regularmente em seus respectivos observatórios espalhados entre onze municípios.
O encontro foi conduzido pelos educadores do projeto junto aos articuladores e contou com a apresentação do vídeo teaser e dos materiais audiovisuais produzidos pelo eixo de Comunicação Popular, na ocasião suscitaram o início dos debates sobre as problemáticas socioambientais enfrentadas pelas comunidades. Com o auxílio das apresentações das peças do eixo do Teatro do Oprimido, representadas pelos próprios integrantes das comunidades, foi possível debater os conflitos locais a partir da expressão crítica e social participativa.
A mobilização ativa das comunidades permitiu o diálogo construtivo durante os encontros. Neste sentido, a equipe aproveitou o evento para realizar intercâmbios entre os grupos dos diferentes municípios. O propósito desta ação foi gerar o engajamento e a troca de saberes entre os representantes dos territórios que tiveram a oportunidade de conhecer de perto o local de moradia, vivências e trabalho de seus companheiros de projeto.
Camila Souza, educadora ambiental do projeto, pontuou sobre os encontros: “a reunião devolutiva é uma ótima oportunidade de resgatar o trabalho realizado ao longo do ano anterior e perceber os avanços dos grupos. É uma honra ser parte do processo educativo e ver o senso de comunidade sendo fortalecido, mais ainda, ver as conquistas que pouco a pouco o trabalho coletivo alcança”.
Segundo Irlaine, articuladora de Itapemirim, as atividades de devolutiva foram muito importantes para as marisqueiras compartilharem suas experiências: "Pela primeira vez as mulheres tiveram destaque pois além de marisqueiras, elas são mães, esposas e mulheres. E para elas, o PEA é um projeto de grande importância para a visibilidade e atividade das marisqueiras".