arrow down voltar

Quilombo de Baia Formosa conquista água e luz

Núcleo Zebina obtém acordo para assegurar serviços públicos básico à comunidade.

Por Armação dos Búzios - Rede Observação
14/11/24 20h15 - 5 meses
Na última sexta-feira (08/11), aconteceu no Quilombo de Baia Formosa, núcleo Zebina, uma audiência pública sobre acesso à água e luz pela comunidade, realizada a partir de uma ação civil pública proposta pelo Ministério Público Federal (MPF).
A comunidade quilombola reivindicava água, esgoto e luz para as 52 famílias que vivem ali há mais de um século, mas estão sem acesso aos serviços públicos básicos devido a área ter se tornado uma unidade de conservação. 

A Justiça Federal homologou um acordo entre as partes para assegurar os serviços públicos básicos – como água e energia – à comunidade quilombola de Baía Formosa, em Armação dos Búzios (RJ). A Prolagos S/A, a prefeitura de Armação de Búzios, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Ampla Energia e Serviços S.A. e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) se comprometeram a adotar medidas para viabilizar os serviços aos moradores da comunidade.

Audiência Pública no Quilombo de Baia Formosa, núcleo Zebina.


Pelo acordo, ficou determinada a apresentação, em 15 dias úteis, da readequação dos projetos pelas concessionárias ao município e ao Inea. Os projetos de readequação deverão conter cronograma para início, execução e conclusão das obras após o licenciamento. O Inea está ciente que o serviço terá que ser executado sem que o órgão exija medidas que possam paralisar as obras.

O Inea deverá analisar e poderá apresentar sugestões ao município. E o município deve avaliar as sugestões e finalizar o licenciamento, tudo no prazo único de 10 dias. Com início imediato da implementação pelas concessionárias segundo cronograma sugerido.

A ação pública civil no território é algo esporádico e inédito, nas palavras da juíza Mônica Lúcia do Nascimento Alcantara Botelho, que estava presente, destacou que o Judiciário tem a obrigação de se aproximar cada vez mais da sociedade. “Temos que sensibilizar e trazer as pessoas para a cena do conflito, mostrar a realidade da jurisdição, o sofrimento que a falta desses serviços básicos essenciais causa.” 

Audiência Pública no Quilombo de Baia Formosa, núcleo Zebina.


José Ricardo Bemquerer, atual presidente da Associação dos Remanescente do Quilombo de Baia Formosa, colocou, de forma muito emocionada, que na época de Natal a cidade de Armação dos Búzios está toda iluminada, Natal de Luz, enquanto a comunidade está no breu. Mas que agora sim, eles terão um Natal de Luz.

Os quilombolas são um dos grupos prioritários do PEA Rede Observação. Com a metodologia da educação ambiental, o PEA Rede Observação é uma medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal conduzida pelo IBAMA.

A realização do PEA Rede Observação é uma medida de mitigação exigida pelo Licenciamento Ambiental Federal, conduzido pelo IBAMA.

2023 PEA Rede Observação