voltar

Pescadores da Pontinha questionam horário de abertura da pesca

Os trabalhadores da pesca foram na Secretaria de Meio Ambiente cobrar esclarecimentos

Por Araruama - Rede Observação
22/11/23 13h15 - 6 meses
No dia 30 de outubro cerca de 50 pescadores artesanais da Laguna de Araruama reuniram-se na Secretaria de Meio Ambiente para reivindicar a antecipação do horário permitindo para a abertura da pesca. 

Durante 3 meses (agosto, setembro e outubro) os pescadores artesanais são proibidos de pescar por conta do defeso. E pela legislação, a liberação da pesca ocorre à meia noite do dia 31 para o dia primeiro de novembro. Mas os pescadores questionaram esse horário depois que se cogitou que outros municípios banhados pela laguna poderiam abrir mais cedo. De acordo com a Secretária de Meio Ambiente, e o chefe da fiscalização do município Araruama, o horário determinado pela lei seria seguida, e poderiam ocorrer punições caso algum pescador fosse pego descumprindo a determinação.

Esta fala deixou os pescadores indignados, que também questionaram a forma como é feita a fiscalização. Eles colocaram que a lei precisa ser realmente cumprida, mas o problema é quando se diz que no último dia de defeso será feita a fiscalização quando ela é feita de forma ineficiente durante todo o período. 

De acordo com o pescador João Francisco, foi muito importante os pescadores terem se reunido para colocar essa reivindicação a Secretaria, mostrando a força da classe no enfrentamento ao poder público. 

Na manhã do dia 31 de outubro, os pescadores da Pontinha organizaram suas embarcações para saírem, mas mantendo a determinação da Secretaria de Meio Ambiente e aguardando a liberação da Colônia. João Francisco relatou que os pescadores da Pontinha saíram para pescar somente quando houve a liberação, mas que ocorreram incidências de apreensão de barcos de outros portos por parte da fiscalização, por não aguardarem o horário determinado. 

E para comemorar a o período de abertura da pesca, o PEA Rede Observação realizou, no dia primeiro de novembro, um café da manhã com a comunidade pesqueira. Segundo os pescadores da Pontinha, a pesca foi ótima, com Tainhas e Perumbebas nos tamanhos ideais para a comercialização.


A realização do PEA Rede Observação é uma medida de mitigação exigida pelo Licenciamento Ambiental Federal, conduzido pelo IBAMA.

2023 PEA Rede Observação