Os catadores de Guaiamum do Chavão (Tamoios) de Cabo Frio participaram da primeira reunião para formação do Conselho Gestor Integrado da Área de Proteção Ambiental da Bacia do Rio São João e das Reservas Biológicas de Poço das Antas e União. Neste encontro, conquistaram uma cadeira no Conselho com aprovação consensual dos 42 lugares (sociedade civil organizada e poder público).
Antes, até a chegada do PEA Observação, os catadores não tinham sua prática reconhecida por instituições como o ICMBio. Durante nossa atuação, em 2019 e 2020, o ICMBio nos convidou para participar de oficinas para construção do PGL (Plano de Gestão Local da Apa do Rio São João), além de nós e dos catadores que atuam no observatório, a FIPERJ também participou. Nas atividades, os catadores, repassaram seus conhecimentos da pesca do guaiamum, suas demandas e conflitos vivenciados no território da APA.
Atualmente, o PGL está em processo de aprovação e o trabalho dos catadores foi reconhecido, sobretudo pelo ICMBio, órgão fiscalizador da região. Fazer parte do conselho é mais uma conquista e fortalecimento da luta no reconhecimento da prática pesqueira através da organização social no território, pois eles têm sua voz ecoada em espaços de debate e decisão.
Nas atividades, os catadores, repassaram seus conhecimentos da pesca do guaiamum, suas demandas e conflitos vivenciados no território da APA.