arrow down voltar

Pescadores artesanais integram conselho gestor integrado

Pescadores artesanais integram conselho gestor integrado

Por Cabo Frio - Rede Observação
22/03/23 17h04 - mais de 1 ano
Os catadores de Guaiamum do Chavão (Tamoios) de Cabo Frio participaram da primeira reunião para formação do Conselho Gestor Integrado da Área de Proteção Ambiental da Bacia do Rio São João e das Reservas Biológicas de Poço das Antas e União. Neste encontro, conquistaram uma cadeira no Conselho com aprovação consensual dos 42 lugares (sociedade civil organizada e poder público).

Antes, até a chegada do PEA Observação, os catadores não tinham sua prática reconhecida por instituições como o ICMBio. Durante nossa atuação, em 2019 e 2020, o ICMBio nos convidou para participar de oficinas para construção do PGL (Plano de Gestão Local da Apa do Rio São João), além de nós e dos catadores que atuam no observatório, a FIPERJ também participou. Nas atividades, os catadores, repassaram seus conhecimentos da pesca do guaiamum, suas demandas e conflitos vivenciados no território da APA. 

Atualmente, o PGL está em processo de aprovação e o trabalho dos catadores foi reconhecido, sobretudo pelo ICMBio, órgão fiscalizador da região. Fazer parte do conselho é mais uma conquista e fortalecimento da luta no reconhecimento da prática pesqueira através da organização social no território, pois eles têm sua voz ecoada em espaços de debate e decisão.

Nas atividades, os catadores,  repassaram seus conhecimentos da pesca do guaiamum, suas  demandas e conflitos vivenciados  no território da APA.


A realização do PEA Rede Observação é uma medida de mitigação exigida pelo Licenciamento Ambiental Federal, conduzido pelo IBAMA.

2023 PEA Rede Observação