arrow down voltar

PDS Osvaldo de Oliveira participa de reunião ampliada de gestão do Incra

Famílias assentadas estão mobilizadas diante da ameaça de despejo com a decisão de reintegração de posse do poder judiciário

Por Rede Observação - Rede Observação
20/12/24 20h14 - 4 meses
Nesta sexta-feira, 20/12, assentadas e assentados do Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) Osvaldo de Oliveira (Macaé-RJ) participaram da reunião ampliada de gestão convocada pela superintendência do Incra-RJ, com as pautas de balanço das ações promovidas no exercício de 2024 e discussão das prioridades para execução em 2025. 

Famílias assentadas do PDS Osvaldo de Oliveira na reunião ampliada de gestão do Incra RJ

Também Estavam presentes representantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e dos assentamentos Roseli Nunes e Terra da Paz (Piraí), Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Associação Estadual das Comunidades Quilombolas do Estado do Rio de Janeiro (Acquilerj) e Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetagri-RJ). Além do superintendente no estado do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e representações de mandatos parlamentares que apoiam a agricultura familiar. 

Após a apresentação da prestação de contas do último período, as diretorias das divisões do Incra apresentaram as ações realizadas em 2024 e as prioridades para 2025, em seguida os representantes dos movimentos sociais realizaram falas. O PDS Osvaldo de Oliveira reforçou a importância do Incra ajudar no processo de reintegração de posse que está sofrendo, e o órgão reiterou as ações e acompanhamento que tem feito dessa questão. 

O PDS Osvaldo de Oliveira é referência no estado em produção de alimentos saudáveis combinados com a conservação do meio ambiente, ampliando a área de mata e cuidando das nascentes. Em 2024 o assentamento produziu coletivamente mais de 12 toneladas de diversas variedades de alimentos que estão sendo comercializados para espaços sociais de Macaé através da política pública do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Apesar disso o poder judiciário emitiu uma reintegração de posse, ameaçando de despejo as 63 famílias assentadas que lutam, vivem e trabalham ali faz 12 anos.

As famílias do PDS Osvaldo de Oliveira devem ficam em suas terras! Apoie esta luta e espalhe as hashtags #PDSFica e #PDSOsvaldodeOliveiraResiste. Não podemos permitir que o PDS Osvaldo de Oliveira volte para as mãos do fazendeiro e torne-se novamente um latifúndio improdutivo.

Os agricultores familiares assentados no PDS Osvaldo de Oliveira são um dos grupos prioritários do PEA Rede Observação. Com a metodologia da educação ambiental, o PEA Rede Observação é uma medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal conduzida pelo IBAMA.

A realização do PEA Rede Observação é uma medida de mitigação exigida pelo Licenciamento Ambiental Federal, conduzido pelo IBAMA.

2023 PEA Rede Observação