Entre os temas abordados na reunião, foram debatidos as políticas públicas voltadas às mulheres e que servem de apoio ao trabalho tradicional das marisqueiras e pescadoras artesanais da região. O PEA Rede Observação esteve presente no evento, junto com representantes do Conselho Pastoral de Pescadores (CPP - Regional ES/MG), da Articulação Nacional de Pesca e do Incaper.
Os Convidados presentes tiveram falas importantes, o Abel e a Angélica, representantes do INCAPER, trouxeram duas frases que Agricultoras Familiares disseram: “A Mulher é a mãe da Agricultura.” O que significa que desde os primórdios dos tempos era a mulher que plantava e o homem caçava. “Mulher não ajuda ela trabalha.” Que retrata que a mulher tem um papel tão protagonista quanto o homem no trabalho.
Já no encerramento, Lucila da Rocha Lopes, presidente da Colônia de Pesca z-10, recitou um poema feito pelas próprias marisqueiras, segue um trecho:
“Eu sou feliz por ser marisqueira
Apesar do sacrifício é prazeroso
Eu sou feliz por ser marisqueira
É através do marisco que tenho meu sustento
Eu sou feliz por ser marisqueira
A fumaça fere meu cabelo, fere meu corpo, o dia cozinhando e eu já nem sinto mais.” [...]
O Projeto Rede Observação apoia as ações de fortalecimento e autonomia de mulheres pescadoras e marisqueiras de comunidades tradicionais. O Projeto é uma medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo IBAMA.