No segundo semestre de 2021, ainda com as limitações do trabalho remoto, a equipe de Formação e Pesquisa sistematizou características dos municípios da área de abrangência do PEA Rede Observação relativas à vulnerabilidade social, escolaridade, trabalho, principais atividades econômicas e produtividade agrícola. As categorias buscaram contemplar as necessidades identificadas pela equipe de educadores e articuladores à época, preenchendo lacunas sobre alguns aspectos municipais.
O documento formulado pela pesquisadora do projeto teve como principal objetivo proporcionar um panorama do contexto em que os diferentes grupos sociais estão inseridos, contribuindo para a compreensão da dinâmica territorial e as relações socioeconômicas que influenciam na configuração dos territórios.
“Nesse sentido, a injustiça ambiental sofrida pelos grupos tradicionais, que são impactados de maneira desproporcional por essa cadeia produtiva, está relacionada à vulnerabilidade ambiental desses grupos. Ou seja, a dependência dos recursos naturais para reprodução do modo de vida, o nível de acesso a direitos sociais, além da capacidade de organização e intervenção nas decisões políticas, são fatores relevantes no que diz respeito aos casos de injustiça ambiental e na existência dos conflitos ambientais territoriais.
Portanto, a sistematização das informações referentes às atividades econômicas municipais e regionais que são priorizadas por parte do poder público, assim como das características socioeconômicas e do espaço rural, podem contribuir na compreensão de como esses fatores se relacionam com o enraizamento da cadeia produtiva de petróleo e gás e outras atividades econômicas presentes nos territórios em disputa.” (Características socioespaciais dos municípios de atuação do PEA Rede Observação. 2021, pág. 23)
O material forneceu subsídios para o restante da equipe no que diz respeito às conexões entre as características sociais, econômicas, políticas e culturais com o enraizamento da cadeia produtiva de petróleo e gás ao longo dos municípios da Bacia de Campos, realçando o caráter conflituoso que se estabelece a partir da disputa entre diferentes grupos sociais sobre uma mesma área. Além disso, contribuiu para o processo de identificação de grupos prioritários da ação educativa no período inicial do projeto.
O documento pode ser acessado
aqui.