Como continuidade das ações de mobilização previstas para os meses de março a junho de 2022, entre março e abril, a equipe de educadores realizou a atividade denominada “Travessia” nos municípios de atuação do PEA Rede Observação. Seu intuito foi construir, de forma presencial, um diagnóstico inicial sobre os territórios, entender a dimensão da localidade, as comunidades que a compõem, os limites naturais e antrópicos e sua extensão territorial e biodiversidade. Além disso, buscou entender quais as atividades praticadas no local – pesca, agricultura e outras formas de garantir a subsistência.
O encontro foi realizado em dois momentos. No primeiro, os educadores fazem perguntas que estimulam a compreensão de informações sobre o território. Algumas delas são: “Com o que a maioria das pessoas do local trabalham?”; “Agricultura: O que se cultiva? Como? Onde?”; “Ocorreram mudanças no local?”. Já no segundo, é conduzido por referências e lideranças do grupo prioritário, que a partir de sua história de vida na região, percorrem, junto aos educadores, articuladores e comunitários, a pé ou de automóvel, toda a localidade que faz parte da vida destes grupos, seja a partir da moradia ou do trabalho.
Todos integrantes dos observatórios participaram durante toda a atividade. Com isso, houve uma riqueza de informações e o encontro cumpriu com o seu papel.
precisaram de um formato ainda mais iniciante, o da mobilização no território junto às comunidades.