arrow down voltar

Catadores de guaiamum do Chavão, em Cabo Frio, serão beneficiados pelo projeto ‘Água de Hoje é Água de Amanhã’

Projeto beneficiará cerca de 50 famílias de pescadores através da distribuição de água potável, implementação de biodigestores e biogás

Por Cabo Frio - Rede Observação
13/02/25 16h37 - 3 meses
Os catadores de guaiamum do Chavão, em Cabo Frio, serão beneficiados pelo projeto ‘Água de Hoje é Água de Amanhã’, conquistado pela Associação Observação de Búzios, através do edital do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) de Frade, em 2024. O cadastramento das famílias teve início em janeiro e a próxima etapa será o levantamento para instalação de caixas d’água.  

O projeto beneficiará cerca de 50 famílias de pescadores com a distribuição de água potável, a implementação de biodigestores para transformar o resíduo orgânico em adubo e biogás, - que poderá ser utilizado como gás de cozinha —, além da instalação de trituradores de pia para acelerar a decomposição de materiais orgânicos produzido pelas famílias. Como parte das ações de educação ambiental crítica, será implementado cursos de compostagem e manuseio do adubo produzido pelo biodigestor, além de palestras voltadas para uma vida mais sustentável.


Créditos: Roberta Cruz / Responsáveis pelo projeto ‘Água de Hoje é Água de Amanhã’, Marilia Fonseca e Márcio Macedo, apresentam projeto aos pescadores que frequentam o PEA Rede Observação, em Cabo Frio.

O projeto acontecerá em parceria com o PEA Rede Observação Cabo Frio, que contribuirá com a disponibilidade do espaço para as reuniões e a mobilização dos pescadores que participam do PEA. Além disso, a Associação de Catadores, Pescadores, Aquicultores e Moradores do Chavão será fortalecida por meio da contratação de mão de obra local. Ao final do projeto, todo material usado será doado para a associação visando o fortalecimento da organização social da comunidade.

Marilia Fonseca e Marcio Macedo, responsáveis pelo projeto, identificaram que a comunidade do Chavão não tem nenhum investimento em política pública, e o acesso à água potável faz parte da implementação de direitos e garantia da dignidade humana. 

Os catadores de guaiamum do Chavão são um dos grupos prioritários do PEA Rede Observação. Com a metodologia da educação ambiental, o PEA Rede Observação é uma medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal conduzida pelo IBAMA.



A realização do PEA Rede Observação é uma medida de mitigação exigida pelo Licenciamento Ambiental Federal, conduzido pelo IBAMA.

2023 PEA Rede Observação