arrow down voltar

Avanços e conquistas em Armação dos Búzios

Comunidade Quilombola de Baía Formosa obtém registro geral das terras devolvidas

Por Armação dos Búzios - Rede Observação
27/09/24 15h03 - 7 meses
No dia 05 de setembro a comunidade quilombola de Baía Formosa obteve mais um avanço conquistando o protocolo do pedido de registro geral, com isenção das taxas, referente às terras doadas no ano de 2022. O registro geral da área pertencente a comunidade quilombola foi realizado por intermédio do Cartório do Ofício Único, em Armação dos Búzios.
De acordo com a advogada do Quilombo de Baía Formosa, Dra. Ana Paula Viana, a emissão deste documento é resultado do acordo de devolução de terras, confirmando o artigo 68 do ADCT (Ato das Disposições Constitucionais Transitória).
A isenção concedida à comunidade é uma garantia da Constituição em razão da falta de recursos do quilombo, garantindo-lhe que o documento seja emitido sem cobranças das taxas. Assim este avanço também contribui para o processo administrativo no INCRA, atualmente na fase final do Relatório Técnico de Identificação e Delimitação (RTID). 

Os quilombolas são um dos grupos prioritários do PEA Rede Observação. Com a metodologia da educação ambiental, o PEA Rede Observação é uma medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal conduzida pelo IBAMA.

Advogada do quilombo de Baía Formosa juntamente com o presidente do quilombo após registro geral da área pertencente a comunidade quilombola.

A realização do PEA Rede Observação é uma medida de mitigação exigida pelo Licenciamento Ambiental Federal, conduzido pelo IBAMA.

2023 PEA Rede Observação