arrow down voltar

Articulação de agricultores familiares de Cantagalo traz novos cursos para as famílias

Cursos gratuitos começam em 24 de fevereiro e seguem até 14 de abril em Cantagalo

Por Rio das Ostras - Rede Observação
17/02/25 19h00 - 2 meses
O Projeto de Educação Ambiental (PEA) Rede Observação, em articulação com o  Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), conquistou quatro cursos voltados para agricultores familiares de Cantagalo, em Rio das Ostras. As capacitações incluem "Negócio Certo Rural", "Boas Práticas de Fabricação e Manipulação de Alimentos", "Produção Artesanal de Molhos, Conservas e Antepastos" e "Rotulagem". As aulas serão realizadas na sede do PEA Rede Observação, entre os dias 24 de fevereiro e 14 de abril. 


No dia 13 de fevereiro, uma reunião de alinhamento foi realizada na sede Rede Observação, em Cantagalo, para definir os detalhes da implementação dos cursos. O encontro contou com a presença da supervisora local do PEA Karla Carvalho, da articuladora Myllena Nascimento, da mobilizadora Ana Cláudia Diniz e do supervisor da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (EMATER-RJ), Max José. A iniciativa busca qualificar os agricultores para aprimorar a qualidade e a competitividade de seus produtos, ampliar a participação nas feiras, aumentar as vendas e fortalecer a rede de contatos e parcerias.


Crédito: Myllenna Nascimento. Reunião de alinhamento realizada na sede do Rede Observação, em Cantagalo, define detalhes para implementação dos cursos. Da esquerda para a direita: mobilizadora SENAR Ana Cláudia Diniz, supervisora local do PEA Rede Observação Karla Carvalho e supervisor da EMATER Rio, Max José.

Para Alcimara Lozan Olegário, de 46 anos, produtora rural de aipim, batata-doce, amendoim, abacaxi, maracujá, quiabo, milho e diferentes tipos de feijão, a oportunidade é motivo de entusiasmo. "Estou muito animada com essa oportunidade de aprender receitas novas", afirma. Iracema de Oliveira, de 54 anos, também compartilha a expectativa em relação aos cursos. "Será muito bom para ampliar nosso conhecimento e aproveitar melhor as nossas frutas. Estou ansiosa para começar", diz a produtora, que cultiva banana, goiaba, laranja, limão, abacate, seriguela e outros alimentos.


Coletivo Andorinhas marca presença nas feiras

Os agricultores familiares do Coletivo Andorinhas, que integram o grupo de fortalecimento local da Rede Observação, estão presentes em diversas feiras da região. Seus produtos podem ser encontrados na Feira Multinacional Onesubsea, em Macaé, na Base da Zona Especial de Negócios (ZEN), além das feiras realizadas no Instituto Federal Fluminense (IFF) de Macaé e na Universidade Federal Fluminense (UFF) de Rio das Ostras.

(Créditos: Arquivo/Coletivo Andorinhas)


Os agricultores familiares de Rio das Ostras são um dos grupos prioritários do PEA Rede Observação. Com a metodologia da educação ambiental, o PEA Rede Observação é uma medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal conduzida pelo IBAMA.



A realização do PEA Rede Observação é uma medida de mitigação exigida pelo Licenciamento Ambiental Federal, conduzido pelo IBAMA.

2023 PEA Rede Observação