arrow down voltar

Análise dos questionários com moradores dos municípios

As contribuições do PEA Rede Observação na mitigação de impactos

Por Formação e Pesquisa - Rede Observação
19/09/23 18h42 - mais de 1 ano
analise questionarios.png 96,5 KB

Durante os meses de junho a agosto de 2022 os articuladores dos Observatórios aplicaram questionários nos seus municípios, resultando em mais de 360 aplicações no total. A utilização desse instrumento de coleta de dados teve como objetivo principal caracterizar as percepções de moradores dos municípios onde o projeto atua sobre a dinâmica territorial local e respectivos conflitos ambientais decorrentes da cadeia produtiva de petróleo e gás. 

Os resultados analisados revelaram informações importantes do ponto de vista da mitigação de impactos. De acordo com eles, a participação dos sujeitos prioritários da ação educativa no Projeto de Educação Ambiental contribui para:

  • Compreensão mais aprofundada sobre o território;
  • Estabelecimento de relações entre os empreendimentos geradores de conflitos e as principais atividades econômicas municipais;
  • Conhecimento de políticas públicas específicas de fomento às atividades tradicionais;
  • Conhecimento dos espaços de participação social existentes no município;
  • Atuação nesses espaços, participando ativamente da Gestão Ambiental Pública.

Essas informações expressam como o conhecimento no âmbito do Rede Observação é construído coletivamente. A partir do processo pedagógico dos 3 eixos do projeto, as relações entre as transformações socioespaciais, os grupos sociais impactados e os conflitos decorrentes dos processos de reorganização territorial vão sendo desvendadas. 

Nesse sentido, o formato dos espaços municipais como Observatórios populares, que agrega formação, pesquisa e produção de informações, tem se mostrado adequado para o fortalecimento dos grupos prioritários na Gestão Ambiental Pública. 

A realização do PEA Rede Observação é uma medida de mitigação exigida pelo Licenciamento Ambiental Federal, conduzido pelo IBAMA.

2023 PEA Rede Observação