arrow down voltar

Agricultores familiares de Cantagalo concluem curso do Circuito de Produção de Alimentos

Com aulas teóricas e práticas, 12 agricultores familiares finalizam a capacitação realizada pelo Senar em articulação com o Rede Observação.

Por Rio das Ostras - Rede Observação
16/04/25 20h49 - 15 dias

A sede do Projeto de Educação Ambiental (PEA) Rede Observação, em Cantagalo, Rio das Ostras, foi palco da conclusão do curso do Circuito de Produção de Alimentos, realizado entre os dias 24 de fevereiro e 14 de abril. A iniciativa, fruto de uma articulação entre o PEA Rede Observação e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), capacitou 12 produtores rurais com foco em práticas de produção mais seguras e eficientes. 

Ao longo do circuito, os agricultores participaram de quatro módulos: “Negócio Certo Rural”, “Boas Práticas de Fabricação e Manipulação de Alimentos”, “Produção Artesanal de Molhos, Conservas e Antepastos” e “Rotulagem”. A programação contou com aulas teóricas e práticas na sede do projeto e no sítio do Jamil, oferecendo conhecimento técnico desde a escolha de insumos até a padronização e legalização dos produtos.

Foto 1) Da esquerda para direita articuladora local Myllenna Nascimento, Ana Claudia Diniz e Gleice Pimentel professora do Senar do NCR e supervisora Karla Carvalho; Foto 2) Da esquerda para direita Cintia Cruz funcionária da emater, Max de Almeida chefe da EMATER e Frederico Muzi funcionário da EMATER - foram presenteados com as compotas produzidas pelos alunos do curso - Produtor de Alimentos Artesanais: Molhos, Conservas e Antepastos; Foto 3) Anselmo -Técnico agrícola da prefeitura

Para a produtora Jocelia Campos de Carvalho Cardoso, aluna do curso, a experiência foi transformadora. “Participar do circuito foi muito bom, pois me trouxe muitos conhecimentos que me levaram a refletir sobre as minhas práticas na produção. Aprendi desde a escolha dos ingredientes até a forma correta de higienização, produção padronizada e a importância de um bom rótulo com todas as especificações”, contou. Agora, ela pretende aplicar o que aprendeu na fabricação de pães, geleias, doces e antepastos.

A mobilizadora do SENAR, Ana Cláudia Diniz, destacou a importância do retorno das capacitações em Cantagalo, que estavam paralisadas há oito anos. “Foi fundamental tanto para o SENAR quanto para os produtores. Além das técnicas de produção, trabalhamos também a parte administrativa, a legalização, a comercialização e a independência desses trabalhadores. O produtor não precisa só aprender a produzir – ele já sabe –, mas sim produzir mais e melhor com as ferramentas que tem”, afirmou.


Foto 1) Agricultores na sede do projeto Rede Observação em Cantagalo, no último dia de aula; Foto 2) Aula prática; Foto 3) Mesa de café da manhã compartilhada pelos alunos. Cada um trouxe o seu melhor prato; Foto 4) Mesa de encerramento.

Com o encerramento da formação e a entrega dos certificados, a expectativa é que os produtores possam não apenas melhorar a qualidade dos seus produtos, mas também ampliar suas oportunidades no mercado e fortalecer os vínculos comunitários e comerciais em Cantagalo.



Os agricultores familiares de Rio das Ostras são um dos grupos prioritários do PEA Rede Observação. Com a metodologia da educação ambiental, o PEA Rede Observação é uma medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal conduzida pelo IBAMA.


A realização do PEA Rede Observação é uma medida de mitigação exigida pelo Licenciamento Ambiental Federal, conduzido pelo IBAMA.

2023 PEA Rede Observação