arrow down voltar

Estufa de mudas em Cantagalo é revitalizada e passará a atender agricultores familiares

Reabertura da estufa inclui apoio técnico, parceria com o PEA Rede Observação e ações formativas para agricultores e escolas.

Por Rio das Ostras - Rede Observação
02/07/25 20h59 - 3 dias
Após anos de inatividade, a Estufa de Mudas do Departamento de Agropecuária (DEAGRO), em Cantagalo, foi revitalizada. A reabertura representa uma conquista para os agricultores familiares, com previsão de novas parcerias e uso coletivo para formação técnica e apoio à produção. Após diálogo com o Técnico Agrícola da prefeitura de Rio das Ostras, Anselmo Nazário, os articuladores locais de Cantagalo, em Rio das Ostras, Myllenna Nascimento, e Córrego D’Ouro, em Macaé, Jean Ricardo, visitaram o local. 

“Foi um momento triste quando vi a estufa abandonada e tomada pelo mato”, disse Nazário. O processo de reconstrução foi iniciado na atual gestão municipal, sobretudo com a luta dos agricultores familiares que fazem parte do  PEA Rede Observação. 

Estufa de mudas em Cantagalo revitalizada / Foto: Articuladora Myllenna Nascimento.
Durante a visita, Anselmo explicou que a estrutura será voltada ao atendimento de agricultores e moradores da região, além de abrigar atividades pedagógicas com estudantes da Escola Municipal Professora Marinete Coelho de Souza, incluindo crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). As ações envolvem o cultivo de mudas, desde a semeadura até a transferência para o solo. Questionado sobre o uso do espaço pelo Coletivo Andorinhas, Anselmo informou que a estufa já está oferecendo suporte técnico, com análise de solo e indicações de cultivo. Agricultores locais, como Alcimara Lozan e Naíres dos Santos Paixão, receberam mudas de cacau e vão receber mudas de hortaliças e orientações. Segundo o técnico, o sistema de produção é comunitário, baseado em trocas: agricultores fornecem sementes e recebem de volta as mudas cultivadas. A estufa também poderá, de forma pontual, atender demandas de agricultores familiares de outros municípios, como os do PDS Osvaldo de Oliveira, em Macaé. 


Anselmo manifestou interesse em ampliar as ações do espaço com oficinas temáticas sobre cultivo, pragas e manejo de solo, abertas à comunidade. Myllenna colocou o projeto à disposição para colaborar no desenvolvimento das atividades. A parceria com o PEA Rede Observação será formalizada na construção de uma agenda de formação voltada à agricultura familiar.
Mudas de plantas / Foto: Myllenna Nascimento.
A visita foi encerrada com a entrega simbólica de mudas aos articuladores como forma de fortalecimento da parceria. “Encerramos o encontro com o compromisso de seguir avançando no apoio à agricultura familiar de Cantagalo”, concluiu Myllenna Nascimento.


Os agricultores familiares de Rio das Ostras são um dos grupos prioritários do PEA Rede Observação. 
Com a metodologia da educação ambiental, o PEA Rede Observação é uma medida de mitigação exigida
 pelo licenciamento ambiental federal conduzida pelo IBAMA.

A realização do PEA Rede Observação é uma medida de mitigação exigida pelo Licenciamento Ambiental Federal, conduzido pelo IBAMA.

2023 PEA Rede Observação