arrow down voltar

Agricultoras assumem cadeiras no Conselho de Planejamento e Orçamento Participativo de Rio das Ostras

A nova composição do Conselho Municipal de Planejamento e Orçamento Participativo (CMPOP) para o biênio 2026/2027 inclui três representantes da agricultura familiar.

Por Rio das Ostras - Rede Observação
11/02/26 14h02 - aproximadamente 9 horas
A agricultura familiar de Cantagalo, em Rio das Ostras, passou a ter maior representatividade no Conselho Municipal de Planejamento e Orçamento Participativo (CMPOP) para o biênio 2026/2027. Anderlândia Gomes, Tereza de Paula e Iracema Mariano tomaram posse como conselheiras no dia 15 de janeiro, durante cerimônia realizada no Centro de Cidadania, no bairro Âncora. Elas serão responsáveis por atuar como ponte entre as demandas da comunidade rural e o Poder Executivo.
 
Iracema Mariano, uma das novas conselheiras, participa das ações educativas do PEA Rede Observação e conheceu o funcionamento do conselho municipal durante uma reunião de Educação Ambiental. Na ocasião, a agricultora identificou como poderia apoiar às demandas da comunidade junto ao governo municipal e contribuir para a mitigação dos impactos da cadeia produtiva de óleo e gás, que afetam os agricultores locais. (Clique aqui e confira no mapa de conflitos quais são esses impactos)

Em discurso escrito à mão para posse, ela apresentou solicitações relacionadas a transporte, saúde, saneamento básico e educação. Ela atribui essa conquista ao esforço coletivo e reconhece a importância da sua presença nesse espaço de decisão.


“Eu me sinto como uma peça importante da engrenagem e que, junto ao grupo [de agricultores familiares do coletivo Andorinhas], organizados, poderemos cooperar muito para o nosso bairro”, afirmou.  

 

A eleição das representantes ocorreu durante a X Conferência Municipal de Orçamento Participativo, realizada em 29 de novembro de 2025, na Escola Municipal Francisco de Assis Medeiros Rangel. 

Segundo a Prefeitura de Rio das Ostras, o CMPOP é um órgão consultivo formado por membros da sociedade civil e do Poder Público. Sua principal função é garantir que a população participe diretamente das decisões sobre a aplicação dos recursos municipais. O Conselho é amparado pela Lei nº 780/2003 e atualizado pelas leis 2159 e 2163/2018. Por meio do CMPOP, os cidadãos participam diretamente das decisões sobre onde os recursos municipais devem ser aplicados.



Os agricultores familiares de Rio das Ostras são um dos grupos prioritários do PEA Rede Observação. 
Com a metodologia da educação ambiental, o PEA Rede Observação é uma medida de mitigação exigida
 pelo licenciamento ambiental federal conduzida pelo IBAMA.

A realização do PEA Rede Observação é uma medida de mitigação exigida pelo Licenciamento Ambiental Federal, conduzido pelo IBAMA.

2023 PEA Rede Observação