Formatura em Búzios reuniu 34 alunos, incluindo agricultores familiares, quilombolas e pescadoras artesanais. A iniciativa foi articulada pela PRIO, em parceria com o PEA Rede Observação.
Por Rede Observação - Rede Observação
“É um momento de alegria estar aqui, conquistando o desejo do nosso coração. O Alicerce chegou e eu abracei de todo o coração. Eu fui bem, mas quando chegou a matemática… fiquei apavorada. Quando a matemática foi ficando mais difícil, pensei em parar, e a Iomar [articuladora] disse que não, que conversaria comigo. Nós não podemos parar, não podemos desistir da caminhada, porque, se continuarmos com o nosso sonho vivo e seguirmos em frente a cada dia, vamos alcançar a nossa vitória, aprendendo cada vez mais”, disse a quilombola de Baía Formosa, Maria de Cássia da Conceição, de 68 anos.
“Quando o Observatório chegou em Cantagalo, nós nos reunimos e começamos a conhecer nossos direitos e deveres. Hoje, quando alguém me diz que eu não posso, estou aqui provando que nós somos capazes. Estamos mostrando à sociedade que, se lutarmos e tivermos fé, conseguiremos alcançar nossos objetivos”, afirmou a agricultora familiar Anderlândia Gomes.“Eu não tive formatura quando pequena, porque meu pai, na década de 1950, dizia que, quando o filho começava a crescer, não devia mais ir à escola, devia trabalhar. E foi o que aconteceu comigo. Até os 15 anos permaneci no colégio, depois não pude concluir meus estudos. Hoje estou aqui realizando esse sonho”, contou a catadora de guaiamum Zenaide da Cunha Azevedo.
A realização do PEA Rede Observação é uma medida de mitigação exigida pelo Licenciamento Ambiental Federal, conduzido pelo IBAMA.
2023 PEA Rede Observação