arrow down voltar

Após pressão de pescadores, Inea inicia dragagem no Rio Salgado, em Araruama

Serviço é realizado no bairro Bananeiras por meio do projeto Limpa Rio, após reivindicação de pescadores artesanais que cobram a ação desde julho.

Por Araruama - Rede Observação
03/11/25 18h18 - 5 dias
A dragagem do Rio Salgado, no bairro Bananeiras, em Araruama, começou nesta quinta-feira (30). A ação é executada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), por meio do projeto Limpa Rio, e atende a uma demanda antiga dos pescadores artesanais da região, que vinham cobrando a realização do serviço desde julho deste ano. O pedido partiu do grupo de pescadores que participa do PEA Rede Observação. Desde então, eles encaminharam ofícios à Secretaria Municipal de Meio Ambiente solicitando melhorias no local de trabalho e, principalmente, a dragagem do trecho do rio que vinha acumulando grande quantidade de lama, dificultando a navegação e aumentando o risco de enchentes.


A Prefeitura de Araruama chegou a firmar compromisso com o grupo para a execução do serviço, mas a medida só saiu do papel após novas reuniões presenciais. Segundo os pescadores, a prefeitura informou que a responsabilidade pela dragagem era do órgão estadual. A partir daí, a mobilização conjunta entre pescadores e o município pressionou o Inea a incluir o Rio Salgado na programação do projeto Limpa Rio.


“Foi muito bom essa máquina vir ajeitar o nosso cais. A gente precisava disso há muito tempo. Estávamos sendo muito prejudicados, com um prejuízo imenso: quebrava a gaiola, a hélice do barco, sem contar o esforço que a gente fazia com o bambu e a vara para guiar o barco. Graças a Deus, essa máquina começou a funcionar. Agradeço muito a todos que têm colaborado com a gente. Começamos a retomar o nosso trabalho. Estou muito satisfeito e feliz por ver essa máquina trabalhando, limpando e abrindo o Rio Salgado. Vai melhorar muito para os pescadores saírem de barco e ganharem o pão de cada dia”, disse o pescador de Bananeiras, Josias dos Santos.




Os pescadores artesanais são um dos grupos prioritários do PEA Rede Observação. 
Com a metodologia da educação ambiental, o PEA Rede Observação é uma medida de mitigação 
exigida pelo licenciamento ambiental federal conduzida pelo IBAMA. 

A realização do PEA Rede Observação é uma medida de mitigação exigida pelo Licenciamento Ambiental Federal, conduzido pelo IBAMA.

2023 PEA Rede Observação