arrow down voltar

Dois meses após promessa, pescadores cobram Secretaria de Meio Ambiente de Araruama por dragagem do Rio Salgado

Primeira reunião com os pescadores de Bananeiras e Secretaria de Meio Ambiente ocorreu em julho, mas dois meses depois nenhuma ação foi realizada. Em terceiro ofício, enviado em 1º de outubro, a pasta confirma nova reunião dia 13.

Por Araruama - Rede Observação
03/10/25 17h24 - 11 dias
Assoreamento do Rio Salgado, vegetação nas margens, falta de manutenção e estrutura precária. Essas são algumas das reclamações dos pescadores artesanais do bairro Bananeiras, em Araruama, apresentadas já na primeira reunião com o secretário de Meio Ambiente, Carlos Russo, e a superintendente Ana Paula Rodrigues, em julho. Na ocasião, ambos haviam confirmado a dragagem do rio, prevista para começar em até três semanas após a reunião, a ser executada pelo projeto estadual Limpa Rio, mediante solicitação da Secretaria de Meio Ambiente ao Instituto Estadual do Ambiente (INEA), além da poda da mata ciliar. No entanto, até o momento, essas ações não foram realizadas.

Durante os dois meses seguintes, enquanto aguardavam um posicionamento da secretaria, os pescadores continuaram participando das reuniões dos eixos metodológicos do Rede Observação. Nesse período, suas atividades de pesca foram interrompidas devido ao período de defeso, que vai até 31 de outubro. Mesmo assim, não deixaram de cobrar providências e, na quarta-feira (1), entregaram um ofício à Secretaria de Meio Ambiente, solicitando uma reunião presencial para discutir o andamento das demandas. A reunião foi confirmada para o dia 13 de outubro.



Os pescadores artesanais são um dos grupos prioritários do PEA Rede Observação. 
Com a metodologia da educação ambiental, o PEA Rede Observação é uma medida de mitigação 
exigida pelo licenciamento ambiental federal conduzida pelo IBAMA. 

A realização do PEA Rede Observação é uma medida de mitigação exigida pelo Licenciamento Ambiental Federal, conduzido pelo IBAMA.

2023 PEA Rede Observação