arrow down voltar

Pescadores de Arraial e Araruama marcam presença em evento da OAB sobre preservação da Laguna de Araruama

Participação expressiva de pescadores de Arraial e Araruama chamou atenção; Subsecretária de Meio Ambiente de Arraial do Cabo, Daiana Cabral, reconheceu a importância dos trabalhadores da pesca no evento.

Por Arraial do Cabo - Rede Observação
05/09/25 14h47 - 12 dias
Pescadores artesanais de Arraial do Cabo e Araruama marcaram presença no evento ‘Laguna de Araruama em Debate’ realizado pela OAB São Pedro da Aldeia, na segunda-feira (25). A participação expressiva da categoria reforçou a necessidade de ouvir quem depende diretamente do ecossistema para sobreviver e trouxe visibilidade à luta pela preservação e revitalização da Laguna de Araruama, em um debate que abordou saneamento básico, impactos socioambientais e caminhos para a preservação.

A subsecretária de Meio Ambiente de Arraial do Cabo, Daiana Cabral, reconheceu a importância dos trabalhadores da pesca nesse espaço de decisão, enquanto Chico Pescador, liderança histórica da categoria, defendeu a valorização da “ponta”, alertando para os impactos da poluição e a necessidade de alternativas para o tratamento de esgoto.

Durante as seis horas de palestras e debates, especialistas, gestores públicos e instituições ambientais analisaram a realidade da Laguna de Araruama. Entre os convidados estavam Adriana Saad, do Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ); Arnaldo Villa Nova, do Comitê de Bacia Hidrográfica Lagos São João (CBHLSJ); Leandro Mitidieri, procurador da República; Sinval Andrade, presidente da Prolagos; o professor Adacto Ottoni, da UERJ; e Magaly Vieira Costa, do INEA, além de outras autoridades.

Foram discutidos os impactos do despejo de esgoto, modelos de saneamento básico e os caminhos possíveis para a revitalização da laguna, considerada a maior laguna hipersalina em estado permanente do mundo. 

Um dos principais pontos discutidos foi o tratamento de esgoto na região. O procurador da república destacou que cabe ao órgão cobrar medidas quando o poder público ou concessionárias não cumprem suas responsabilidades. Também foi mencionada a experiência de Rio das Ostras, onde o despejo de efluentes é realizado em mar aberto, em contraste com o modelo atual da laguna.

Representantes da concessionária Prolagos foram cobrados a respeito da eficiência do sistema de tempo seco, diante de denúncias de despejos inadequados. Apesar das críticas, alguns grupos destacaram pequenas melhorias recentes na qualidade da água, embora reconheçam que ainda há muito a avançar. Entre os dois grupos de pescadores acompanhados pelo PEA Rede Observação, também foi levantada a possibilidade de realizar debates futuros nos Observatórios em Arraial, no distrito de Caiçara, e em Araruama, no bairro Bananeiras.



Os pescadores artesanais são um dos grupos prioritários do PEA Rede Observação. 
Com a metodologia da educação ambiental, o PEA Rede Observação é uma medida de mitigação 
exigida pelo licenciamento ambiental federal conduzida pelo IBAMA. 

A realização do PEA Rede Observação é uma medida de mitigação exigida pelo Licenciamento Ambiental Federal, conduzido pelo IBAMA.

2023 PEA Rede Observação