Audiência pública em Búzios contou com a participação de quilombolas de Baía Formosa; Ana Paula Viana, quilombola, advogada e integrante do GT da Câmara, defendeu que o plano assegure direitos constitucionais e o acesso ao esgoto para o núcleo Zebina; apenas 4 dos 9 vereadores compareceram.
Por Armação dos Búzios - Rede Observação“Eu represento a comunidade quilombola de Baía Formosa e a minha comunidade está aqui: o Ricardo, Patrick, Iomar, dona Cássia, Joil. Nós estamos felizes de poder fazer parte desse GT. Entramos a partir da primeira audiência pública e a nossa posição enquanto comunidade é que esse plano enalteça os direitos previstos na Constituição Federal. É inadmissível que uma comunidade em situação de vulnerabilidade esteja afastada do acesso ao saneamento básico”, afirmou.
“Elegemos representantes para estarem lá atuando, e quando mais precisamos não tem ninguém [ou poucos]. É um assunto importante para a comunidade. Cadê o restante dos vereadores?”, questionou.
A realização do PEA Rede Observação é uma medida de mitigação exigida pelo Licenciamento Ambiental Federal, conduzido pelo IBAMA.
2023 PEA Rede Observação