arrow down voltar

Pescadores de Bananeiras solicitam visita técnica e poda da mata ciliar às margens do Rio Salgado

Segundo eles, vegetação tem avançado sobre o leito do rio e tem prejudicado a navegação e circulação dos barcos; a falta de estruturas de apoio também tem sido um problema para à manutenção da atividade pesqueira artesanal.

Por Araruama - Rede Observação
27/08/25 17h19 - 3 dias
Em Araruama, pescadores artesanais do bairro Bananeiras protocolaram dois ofícios na Secretaria de Meio Ambiente, na última sexta-feira (22), pedindo apoio da prefeitura para a poda da mata ciliar às margens do rio salgado. Segundo eles, a vegetação tem avançado sobre  o rio, dificultando a navegação e a circulação dos barcos usados na pesca. 

O grupo solicita que seja feita a poda em um trecho de 300 metros no bairro. Além da poda, os pescadores também pedem uma visita técnica ao ponto de apoio local já identificado pela categoria, para avaliar a viabilidade de construção de estruturas voltadas  à atividade pesqueira artesanal. Entre as demandas estão um deck fixo, espaço seguro para armazenamento de apetrechos e banheiros de uso exclusivo dos pescadores.

Mapa destaca área onde pescadores cobram poda de vegetação - Foto: Print Google Earth
De acordo com o grupo, a proposta busca oferecer  melhores condições de trabalho, higiene e segurança, além de garantir a continuidade da pesca artesanal, considerada essencial para a subsistência de muitas famílias e para a preservação da identidade cultural local.

Pescadores entregam ofícios na Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Araruama - Foto: Sulamita Rangel


Os pescadores artesanais são um dos grupos prioritários do PEA Rede Observação. 
Com a metodologia da educação ambiental, o PEA Rede Observação é uma medida de mitigação 
exigida pelo licenciamento ambiental federal conduzida pelo IBAMA. 

A realização do PEA Rede Observação é uma medida de mitigação exigida pelo Licenciamento Ambiental Federal, conduzido pelo IBAMA.

2023 PEA Rede Observação