arrow down voltar

Conferência Livre reúne mulheres da pesca artesanal do Chavão para discutir participação política

Encontro remoto debateu direitos, igualdade e participação política como parte da mobilização para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres.

Por Cabo Frio - Rede Observação
14/08/25 14h03 - 1 dia
As catadoras de guaiamum do Chavão, em Cabo Frio, e outras trabalhadoras da cadeia produtiva da pesca artesanal de Cabo Frio participaram da Conferência Livre de Trabalhadoras da Pesca, discutindo direitos, desafios e  estratégias para fortalecer a atuação feminina no setor.

O encontro, realizado na segunda-feira (11) de forma on-line entre 18h e 21h, fez parte da mobilização nacional para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres. Em Cabo Frio, a atividade foi organizada pelo projeto PESCART e contou com o apoio do PEA Rede Observação, que cedeu a sede no bairro Chavão, em Tamoios, para garantir participação, acesso à internet e infraestrutura.

A conferência abordou três eixos: Trabalho das Mulheres, Precariedades e Sustentabilidade Ambiental; Participação das Mulheres nos Espaços de Poder; e Identidade e Cultura das Mulheres Pescadoras. Foi um importante espaço para troca de histórias, defesa de direitos e promoção da igualdade de gênero na pesca artesanal. Além dos debates, as participantes elegeram, entre as mulheres que se colocaram à disposição, as delegadas que irão representar Cabo Frio na etapa nacional, marcada para acontecer em Brasília entre 29 de setembro e 1 de outubro de 2025. As pescadoras eleitas foram Angeline Lopes e Márcia Siqueira.


Para garantir participação, acesso à internet e infraestrutura, foi disponibilizada a sede do PEA Rede Observação no bairro Chavão, em Tamoios - Foto: Roberta Cruz

Etapas da Conferência:

  1. Conferência Livres - Entre 28 de abril e 15 de agosto
  2. Conferências Municipais e Regionais - Entre 28 de abril e 11 de agosto
  3. Conferências Estaduais e Distritais - Entre 1 de julho e 31 de agosto
  4. Etapa Nacional - Entre 29 de setembro e 1 de outubro

Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
 

De acordo com o Ministério das Mulheres, a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres é um amplo processo democrático e participativo promovido pelo Ministério das Mulheres e pelo Conselho Nacional dos Direitos das Mulheres, em parceria com os entes federativos e a sociedade civil. Com o tema “Mais Democracia, Mais Igualdade e Mais Conquistas para Todas”, a 5ª CNPM promove a escuta ativa e a representação plural de mulheres. A última edição foi realizada em 2016. 

Ainda segundo o Ministério, o evento vem reforçar a melhoria de vida real das mulheres, como autonomia econômica; igualdade de gênero dentro e fora do ambiente de trabalho; enfrentamento à violência, assédio e discriminação; acesso às políticas públicas; e estimular maior participação das mulheres na política e em espaços estratégicos. 



As catadoras de guaiamum do Chavão são um dos grupos prioritários do PEA Rede Observação. 
Com a metodologia da educação ambiental, o PEA Rede Observação é uma medida de mitigação exigida 
pelo licenciamento ambiental federal conduzida pelo IBAMA.

A realização do PEA Rede Observação é uma medida de mitigação exigida pelo Licenciamento Ambiental Federal, conduzido pelo IBAMA.

2023 PEA Rede Observação