arrow down voltar

Pescadores do Caiçara se reúnem e recebem apoio da Colônia Z-5 para criação de associação

Com a futura associação e apoio jurídico da Colônia Z-5, pescadores artesanais pretendem ampliar o diálogo com instituições públicas, desenvolver turismo comunitário e ter acesso a editais.

Por Arraial do Cabo - Rede Observação
12/08/25 17h04 - 2 dias
Os Pescadores Artesanais do Caiçara se reuniram, na tarde desta segunda-feira (11), com representantes da Colônia de Pescadores Z-5 e com o presidente da Associação de Pescadores de Monte Alto (APAMA), Joel da Silva Dias, no bairro Caiçara, distrito de Arraial do Cabo, para discutir o auxílio jurídico na criação de uma associação de pescadores e esclarecer dúvidas sobre repasses de recursos. 

“A importância de termos uma associação é pela busca dos direitos que temos e não sabemos, pelo nosso território. O [PEA] Rede Observação está nos ajudando a dar o primeiro passo porque não sabíamos por onde começar e graças a Deus está acontecendo, os recursos e os benefícios vão chegar até a gente. Hoje, o [PEA] Rede Observação está mostrando o caminho para alcançarmos os nossos objetivos e ideais”, afirmou o pescador e liderança local, Wellington Rangel de Souza.



Com a criação da associação, os pescadores do Caiçara pretendem desenvolver o turismo de base comunitária na Laguna de Araruama, ampliar o diálogo com as instituições públicas e, após dois anos de fundação, participar de editais. 


Pescadores artesanais solicitam apoio à colônia para criação de associação - Foto: Sulamita Rangel


“Eu, particularmente, acho muito importante que eles [pescadores] se reúnam e formalizem uma entidade representativa, porque a colônia tenta abraçar a todos, porém, os nossos braços são curtos. Quanto mais eles [pescadores] se organizarem e nos encaminharem as demandas, ficará muito mais fácil de atender. Em Arraial do Cabo existem cerca de 16 entidades de pesca e elas estão sempre levando demandas para a gente [colônia], e estamos tentando atender, então acho importante que eles se organizem como entidade de pesca do caiçara”, destacou o diretor financeiro da Colônia Z-5 de Arraial do Cabo, Evanildo Sena, conhecido como Nildo.



A pescadora Fabiana Quintanilha reforçou a importância da formalização. “A associação é um meio que vai nos dar acesso à participação em projetos que vão ajudar nossa comunidade pesqueira.” A reunião, que durou cerca de duas horas, confirmou o apoio jurídico e contábil da colônia Z-5 para a criação da futura Associação de Pescadores do Caiçara, e esclareceu dúvidas de repasses de recursos. Além isso, foi solicitado ao grupo que entregasse à colônia uma carta de intenção de formalização da associação, assim como a elaboração do estatuto.



Os pescadores artesanais são um dos grupos prioritários do PEA Rede Observação. 
Com a metodologia da educação ambiental, o PEA Rede Observação é uma medida de mitigação 
exigida pelo licenciamento ambiental federal conduzida pelo IBAMA. 


A realização do PEA Rede Observação é uma medida de mitigação exigida pelo Licenciamento Ambiental Federal, conduzido pelo IBAMA.

2023 PEA Rede Observação