arrow down voltar

Agricultores familiares de Nova Belém reforçam demandas por infraestrutura e regularização fundiária em audiência

Comunidade volta a cobrar a necessidade de pavimentação, saúde, transporte e regularização fundiária; prefeitura, por meio do Controlador Geral do Município, Fabiano Rangel, informou avanços em projetos e diálogo com órgãos para atender demandas.

Por São Francisco de Itabapoana - Rede Observação
08/08/25 20h55 - 4 dias
Os agricultores familiares de Nova Belém estiveram, mais uma vez, em um espaço de decisão para apresentar, reforçar e cobrar do poder Executivo e Legislativo as demandas da comunidade. Nesta quinta-feira (7), o grupo participou da audiência pública  sobre o Plano Plurianual 2026/2029, realizada na Câmara Municipal de São Francisco de Itabapoana.

Durante a reunião, Margarete Alves, destacou a importância da valorização de Nova Belém e reforçou a  necessidade de regularização fundiária no município para que os agricultores possam acessar políticas públicas.


“Como comunidade, gostaríamos de reforçar nossas solicitações e pedir a sensibilização e respostas aos senhores para as demandas de nossa comunidade agrícola”, afirmou Margarete Alves




Rosilene Alves, apresentou uma lista de demandas prioritárias da comunidade, incluindo a pavimentação da estrada de Nova Belém, melhorias no posto de saúde local com ampliação de equipe e acesso à ambulância, instalação de academia pública, combate à invasão de capivaras nas plantações, incentivo à agricultura familiar com reforço da assistência técnica e oferta de transporte público para a comunidade. Ela defendeu ainda que as metas voltadas ao setor agrícola, publicadas no Diário Oficial em 25 de julho, sejam incluídas no orçamento.


“A invasão da espécie capivara nas plantações tem trazido prejuízos aos agricultores. Estamos em diálogo com a Estação Ecológica, mas precisamos que os senhores abracem essa causa na busca de minimizar esse problema, que já foi trazido outras vezes aqui e não tivemos soluções”, concluiu Rosilene Alves


Em resposta, o secretário da Controladoria Geral do município, Fabiano Rangel, informou que a prefeitura já iniciou tratativas para atender parte das demandas apresentadas. Ele explicou que, junto ao secretário de Agricultura e Abastecimento, Enaldo Vieira e ao INCRA, participou de reuniões e visitas ao cartório para viabilizar um projeto de regularização fundiária voltado ao módulo rural, o que possibilitaria aos produtores acessar linhas de crédito. Sobre transporte público, afirmou que a prefeita já dialogou com o DETRO, reativou a linha na Brasil e estuda uma lei de subsídio para ampliar o atendimento das empresas às comunidades. Segundo ele, alguns pontos levantados deverão ser incluídos ao PPA em breve.


Controlador Geral do Município, Fabiano Rangel, informou avanços em projetos e diálogo com órgãos para atender demandas - Foto: Print durante transmissão ao vivo da audiência pública.


A audiência também contou com uma apresentação realizada pelos agricultores familiares, utilizando Corifeu, uma técnica do eixo metodológico do Teatro do Oprimido para expressar as demandas da comunidade de forma artística.


Foto: Arquivo comunitário



Os agricultores familiares de São Francisco de Itabapoana são um 
dos grupos prioritários do PEA Rede Observação. Com a metodologia da educação ambiental, o PEA Rede Observação 
é uma medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal conduzida pelo IBAMA.

A realização do PEA Rede Observação é uma medida de mitigação exigida pelo Licenciamento Ambiental Federal, conduzido pelo IBAMA.

2023 PEA Rede Observação