arrow down voltar

Pescadores de Atafona relatam descaso do município durante mobilização do observatório São João da Barra

A mobilização aconteceu no bairro CEHAB, em Atafona, distrito de São João da Barra. Equipe conversou com trabalhadores da pesca, que reclamaram do barco de apoio parado. À tarde, o grupo protocolou um ofício solicitando informações sobre o Conselho de Pesca.

Por São João da Barra - Rede Observação
07/08/25 13h01 - 4 dias
O bairro CEHAB, em Atafona, foi escolhido para a primeira mobilização do segundo semestre do Observatório São João da Barra, principalmente por ser uma área com maioria de trabalhadores da pesca, às margens do Rio Paraíba do Sul. A iniciativa, realizada nesta terça-feira (5), contou com a contribuição de uma participante do PEA que já morou no bairro e é conhecida na região.

Durante a mobilização, a equipe visitou uma oficina de barcos, onde conversou com trabalhadores da pesca que relataram o descaso que a classe pesqueira tem enfrentado no município. Nessa mesma oficina, foi verificado um barco de apoio parado. 

“Esse barco aí de apoio já foi mais resgatado do que resgatou”,  contou um dos trabalhadores ao articulador Diego Fraga. 


A equipe também passou pela “Cabana do boi”, local onde os pescadores consertam suas redes. Ali, foi possível conversar com outros trabalhadores.


Ofício protocolado


Em continuidade às ações do grupo, foi protocolado um ofício solicitando informações sobre a constituição do Conselho de Pesca, tanto na Secretaria de Pesca e Aquicultura quanto na Procuradoria Geral do município. O grupo relata que o Conselho de Pesca deveria ter sido constituído desde a segunda metade da década de 90. A demanda foi retomada como uma das principais pautas de luta do grupo, considerando a importância do Conselho para a garantia de políticas públicas voltadas à classe pesqueira.


Observatório São João da Barra solicita informações sobre Conselho de Pesca, na Secretaria de Pesca e Aquicultura e na Procuradoria Geral do município - Fotos: Arquivo pessoal


Os pescadores artesanais são um dos grupos prioritários do PEA Rede Observação. 
Com a metodologia da educação ambiental, o PEA Rede Observação é uma medida de mitigação 
exigida pelo licenciamento ambiental federal conduzida pelo IBAMA. 

A realização do PEA Rede Observação é uma medida de mitigação exigida pelo Licenciamento Ambiental Federal, conduzido pelo IBAMA.

2023 PEA Rede Observação