arrow down voltar

Ação Aldeia em Foco chega ao Quilombo de Baía Formosa com atendimento oftalmológico gratuito

Mutirão de atendimento conta com profissionais especializados, estrutura para exames e doação de óculos.

Por Armação dos Búzios - Rede Observação
21/07/25 15h36 - 15 dias
Uma ação do projeto Aldeia em Foco, do Instituto Alok, oferece até esta quarta-feira (23), das 8h às 17h, atendimento oftalmológico gratuito ao Quilombo de Baía Formosa. A atividade está sendo realizada na sede do Rede Observação, no núcleo Zebina, em Armação dos Búzios, na Região dos Lagos do Rio.  

O mutirão, iniciado nesta segunda-feira (21), conta com profissionais especializados, estrutura para exames e doação de óculos. Segundo a articuladora local, Iomar Santos, a iniciativa deve atender cerca de 200 quilombolas por dia. Natália Silva, que passou pelo exame, foi diagnosticada com miopia.

“Eu nunca imaginei que precisaria usar óculos de grau, e com o exame descobri que eu necessito bastante, porque não consigo enxergar de longe.  Passei por algumas etapas com profissionais até ao exame”, contou. 

Atividade sendo realizada na sede do PEA Rede Observação, na manhã desta segunda-feira (21). / Foto: Iomar Santos


A parceria para essa ação teve início com o contato do projeto Aldeia em Foco com o ex-presidente da Associação dos Remanescentes do Quilombo de Baía Formosa, José Ricardo Bem-querer.  No início de julho, uma equipe do projeto esteve no território para conhecê-lo, acompanhada por José Ricardo Bem-querer, pela articuladora Iomar Santos e pelo pesquisador social do Rede Observação, Patrick Soares.


Equipe do projeto Aldeia em Foco conhecendo a sede do PEA Rede Observação, no Quilombo de Baía Formosa / Foto: José Ricardo Bem-querer


Os quilombolas são um dos grupos prioritários do PEA Rede Observação. 
Com a metodologia da educação ambiental, o PEA Rede Observação é uma medida de mitigação 
exigida pelo licenciamento ambiental federal conduzida pelo IBAMA.



A realização do PEA Rede Observação é uma medida de mitigação exigida pelo Licenciamento Ambiental Federal, conduzido pelo IBAMA.

2023 PEA Rede Observação