arrow down voltar

Entrevista na Rádio Nova Barra FM destaca ações do Observatório São João da Barra

Entrevista com articulador local Diego Fraga e participante Lucélia Cândido reforça ações do Observatório junto aos trabalhadores da pesca afetados pela cadeia produtiva de óleo e gás.

Por São João da Barra - Rede Observação
09/07/25 17h51 - 6 dias
A entrevista do Observatório São João da Barra, realizada nesta quarta-feira (9) na Rádio Nova Barra 87,9 FM, apresentou o Projeto de Educação Ambiental (PEA) Rede Observação aos ouvintes do município e aos internautas que acompanham pelo site o programa Informe SJB. Representando o projeto, o articulador local Diego Fraga e a participante Lucélia Cândido explicaram o funcionamento e os objetivos do PEA Rede Observação, uma medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo IBAMA. Em São João da Barra, a iniciativa tem como público prioritário os trabalhadores da pesca impactados pela cadeia produtiva de petróleo e gás na Bacia de Campos. Durante a entrevista, eles explicaram que o projeto é orientado pelos eixos metodológicos de Educação Ambiental e Pesquisa, Teatro do Oprimido e Comunicação Popular,  e que as reuniões ocorrem na sede do Observatório, localizada na Avenida Hormes Maia, no bairro Solar do Maranhão. 


“Participar do PEA Rede Observação é mais do que gratificante, é evolução, autonomia e o conhecimento dos nossos direitos”, disse Lucélia Cândido durante entrevista no Informe SJB. 


Diego Fraga detalhou uma das ações do grupo: a mobilização para garantir o  cadastro de embarcações de propriedade de pescadores legalizados ao Programa de Subvenção Econômica ao Preço do Óleo Diesel. Após discussões realizadas nas reuniões do Observatório, a pauta foi levada à Secretaria Municipal de Pesca e Aquicultura. De acordo com a prefeitura, o cadastro das embarcações vai até o dia 15 de julho e será utilizado para envio de informações ao Ministério da Pesca e Aquicultura. 

Em áudio veiculado, o pescador de Atafona, Marilson, disse o quanto o subsídio do óleo diesel vai ajudar a classe pesqueira. “Esse subsídio vai ajudar muito. O óleo diesel é a nossa maior despesa”, disse. 



MOBILIZAÇÃO


No dia 1 de julho, o articulador Diego Fraga iniciou mais um processo de mobilização em São João da Barra. A ação contou com o diálogo junto à Colônia de Pescadores sobre temas de interesse do grupo, como a divulgação do calendário de reuniões, os serviços oferecidos para à classe pesqueira, o funcionamento das eleições e o acesso ao estatuto. Além disso, foi distribuído um panfleto com as lutas e demandas trabalhadas no município e o Boletim Informativo “Pescadores na Luta Por Direitos”, desenvolvido com o grupo e o eixo de Comunicação Popular.  

Mobilização do PEA Rede Observação São João da Barra na Colônia de Pesacadores. / Foto: Arquivo Institucional


Os pescadores artesanais são um dos grupos prioritários do PEA Rede Observação. Com a metodologia da educação ambiental,
o PEA Rede Observação é uma medida de mitigação exigida pelo
 licenciamento ambiental federal conduzida pelo IBAMA.






A realização do PEA Rede Observação é uma medida de mitigação exigida pelo Licenciamento Ambiental Federal, conduzido pelo IBAMA.

2023 PEA Rede Observação