Metodologia
Teatro do Oprimido

O eixo de Teatro do Oprimido (TO) busca, através da utilização de exercícios, jogos e técnicas teatrais participativas, desenvolver a autonomia dos sujeitos e o fortalecimento dos grupos para a reflexão crítica sobre a realidade. Por meio da criação de cenas teatrais baseadas em situações reais de injustiça social, o TO estimula a investigação e a compreensão de suas estruturas, buscando o planejamento de ações de organização social para o seu enfrentamento.

E nos PEAs?

O TO foi incorporado como eixo pedagógico em 2017 no PEA Observação, e segue como uma das metodologias utilizadas no PEA Rede Observação. É empregado como um método de estudo e compreensão de conflitos ambientais vividos pelas comunidades com as quais o projeto trabalha.

Além disso, no decorrer dos últimos cinco anos, a partir do emprego de técnicas como o Teatro Fórum e Teatro Imagem, o eixo tem se mostrado um potente instrumento de mobilização, fortalecimento dos sujeitos e dos grupos no processo de participação na gestão ambiental pública.

methodology bottom wave

A realização do PEA Rede Observação é uma medida de mitigação exigida pelo Licenciamento Ambiental Federal, conduzido pelo IBAMA.

2023 PEA Rede Observação